Avada Car Dealer News

Os primeiros cuidados com pets recém-nascidos farão a diferença ao longo de suas vidas. Eles passam por um período crítico de adaptação e crescimento, até que formem as bases para um desenvolvimento físico e emocional saudável. 

Portanto, um ambiente inadequado ou a falta de cuidados apropriados irá resultar em problemas de saúde, que poderiam ser evitados. A amamentação, assim como para os bebês humanos, fornecerá todos os nutrientes necessários para o crescimento, mas também contém anticorpos que os protegem contra infecções. 

A proximidade com a mãe e os irmãos fará com que se sintam seguros e protegidos. E a qualquer sinal de problema de saúde, aja rápido e previna complicações futuras. E lembre-se: nós, do Hospital Veterinário, estamos aqui para auxiliá-los em todas as questões referentes à saúde do seu pet! 

Vamos entender melhor toda preparação, questões como conforto e muito mais logo abaixo. 

Preparação para a chegada e os primeiros cuidados com pets recém-nascidos 

Os primeiros cuidados com pets recém-nascidos é sempre um momento emocionante e cheio de expectativas. Mas esteja bem-preparado para garantir que o ambiente seja seguro e confortável. Siga da seguinte maneira: 

Ambiente seguro e confortável 

Um espaço adequado deve ser livre de perigos potenciais, como fios elétricos, produtos químicos e objetos pequenos que possam ser engolidos. Evite barulhos altos e movimentos bruscos, que possam assustá-los. 

Quando recém-nascidos, são incapazes de regular sua própria temperatura corporal e, portanto, a casa ou apartamento deverá manter uma temperatura constante. Tapetes térmicos ou lâmpadas de aquecimento criam um espaço aconchegante. 

Ao mesmo tempo, higienize aquela área, pois isso reduzirá o risco de infecções e doenças. Use produtos menos agressivos e troque frequentemente as camas e cobertores, para estarem sempre secos e limpos. 

Equipamentos necessários 

Para oferecer o melhor cuidado aos filhotes, alguns equipamentos e materiais são indispensáveis. Por isso, aqui estão os principais itens que você deve ter à disposição: 

  • Camas: devem ser macias e acolhedoras, proporcionando um local seguro e confortável para os filhotes descansarem. Camas laváveis são ideais, pois facilitam a manutenção da higiene. 
  • Caixas de transporte: essenciais para o transporte seguro dos filhotes, seja para consultas veterinárias ou para movimentações dentro da casa. As caixas devem ser adequadas ao tamanho dos filhotes e ventiladas. 
  • Aquecedores: como mencionado, manter a temperatura ideal é algo importante. Tapetes térmicos e lâmpadas de aquecimento são opções eficientes para garantir que os filhotes estejam sempre com a temperatura mais equilibrada. 
  • Cobertores: fornecem calor adicional e conforto. Devem ser macios e de fácil lavagem para garantir que possam ser trocados e limpos regularmente. 
  • Produtos de Limpeza Seguros: desinfetantes e produtos de limpeza específicos para animais são necessários para manter o ambiente higienizado sem comprometer a saúde dos filhotes. 

Alimentação adequada 

Nos primeiros dias e semanas, a principal fonte de nutrição será a amamentação. Mas não é só isso. Confira outras possibilidades e esteja pronto para a transição para alimentos sólidos. 

Amamentação 

O leite materno leva aos pets recém-nascidos todos os nutrientes para o crescimento. Além disso, cria anticorpos contra infecções e outras doenças. 

A alimentação e a hidratação correta da mãe influenciarão neste processo. Suplementos alimentares específicos para lactantes podem ser receitados pelo veterinário para garantir energia suficiente e quantidade equilibrada da produção leite. 

Substitutos do leite materno 

Quando o filhote não tem mãe ou ela é incapaz de produzir leite suficiente, haverá os produtos substitutos. É importante seguir rigorosamente as instruções do fabricante quanto à preparação e administração. 

Existem mamadeiras específicas para filhotes, que têm bicos adaptados ao tamanho e à capacidade de sucção deles. Esterilize os bicos para prevenir infecções. 

Introdução de alimentos sólidos 

A introdução desses alimentos sólidos deve ser feita a partir de quatro semanas e de forma gradual, para evitar problemas digestivos. Misture-os com água, por exemplo, criando uma consistência pastosa, que seja mais fácil de ingerir. 

Verifique aqueles produtos de alta qualidade e formulados para atender às necessidades nutricionais específicas desta fase de crescimento. É importante escolher rações que sejam apropriadas para a idade e o tamanho dos filhotes, e monitorar a aceitação. 

Vá, aos poucos, aumentando a quantidade de alimentos sólidos completos, para que passe por todas essas fases com sucesso e bem nutrido. 

Higiene e limpeza 

Tanto nós quanto os cães e gatos necessitam de um ambiente limpo e de práticas adequadas para prevenção de doenças. Vamos explorar a importância desses cuidados e como realizá-los. 

Limpeza dos filhotes 

Quanto mais novos, mais vulneráveis estarão a germes e bactérias, ou seja, uma higiene adequada pode ser a primeira linha de defesa contra esses agentes nocivos. 

Como ainda tem corpos frágeis e sistema imunológico em desenvolvimento, os banhos devem ser dados com cuidado e delicadeza. 

Passo a passo para uma limpeza adequada 

  1. Pano úmido: nas semanas pós-nascimento, eles não devem ser submetidos a banhos completos. Utilize, portanto, um pano macio e úmido para este processo. A água deve estar morna, para evitar choque térmico; 
  2. Secagem cuidadosa: em seguida, seque-os com uma toalha macia. Secadores de cabelo podem ser prejudiciais por conta do calor excessivo; 
  3. Higiene dos genitais e ânus: limpe essas áreas, especialmente após a alimentação; 
  4. Inspeção regular: durante este processo, aproveite para olhar se há sinais de irritação, vermelhidão ou parasitas na pele. A detecção precoce de problemas de saúde é primordial. 

Higiene do ambiente 

Vamos explicar com mais detalhes as questões de higiene do ambiente, seja em casas, apartamentos ou outros locais. 

Passo a passo para um ambiente limpo 

  1. Desinfete o local de tempos em tempos: tenha desinfetantes seguros para animais em sua residência, pois produtos com químicos fortes poderão intoxicar o animal; 
  2. Remoção de resíduos: urina e fezes devem ser retiradas o quanto antes. Assim, o ambiente estará sempre limpo e sem odores desagradáveis; 
  3. Ventilação: a boa ventilação diminui a umidade excessiva, que gera o crescimento de fungos e bactérias. 

Cuidados com a saúde 

No pacote destes cuidados, podemos inserir as consultas veterinárias regulares, a vacinação e a vermifugação. Seguimos com as explicações abaixo: 

Consultas veterinárias entre os primeiros cuidados com pets recém-nascidos 

Recomenda-se realizar consultas veterinárias regulares. Neste caso, você saberá de qualquer problema de saúde e terá uma orientação pontual. 

  • Primeira consulta: deve ocorrer nas primeiras semanas de vida. O veterinário realizará um exame completo para avaliar a saúde geral dos filhotes; 
  • Consultas regulares: para monitorar o crescimento e o desenvolvimento dos filhotes, agende consultas regulares. Assim, detalhes como ajuste da dieta, verificação do estado de vacinação e realização de exames de rotina podem ser feitos. 

Vacinação 

Um cronograma de vacinação deve ser seguido rigorosamente, conforme orientação do veterinário. 

  • Cronograma de vacinação: as primeiras vacinas incluem proteção contra doenças como cinomose, parvovirose, hepatite infecciosa canina, entre outras; 
  • Vacinas de reforço: garantem a imunidade contínua. Peça ao veterinário de sua confiança um calendário detalhado das vacinas e reforços necessários. 

Vermifugação 

Trate infestações de parasitas intestinais que podem comprometer seriamente a saúde dos filhotes com a vermifugação. Neste passo a passo, citamos: 

  1. Primeira vermifugação: administrada nas primeiras semanas de vida, conforme orientação do veterinário; 
  2. Produtos recomendados: o profissional listará aqueles produtos formulados para serem seguros e eficazes; 
  3. Cronograma de vermifugação: da mesma forma que a vacina, siga o cronograma com atenção, sem que atrase as doses; 
  4. Sinais de infestação: fique atento a sinais de infestação por parasitas, como diarreia, perda de peso e abdômen inchado. Nós, do Hospital Veterinário, podemos auxiliá-lo em todas essas questões. Entre em contato! 

Desenvolvimento e socialização 

Sobretudo, filhotes que recebem estímulos adequados e têm experiências de socialização positiva tendem a se tornar adultos mais saudáveis e menos propensos a problemas comportamentais. 

Vamos explorar a importância dessas práticas e como implementá-las no dia a dia. 

Estimulação e interação 

Envolver os filhotes em atividades que estimulam seus sentidos ajuda no desenvolvimento neurológico e, ao mesmo tempo, comportamental. Ou seja, isso irá prepará-los para uma interação mais natural com o mundo ao seu redor. 

Como estimular os sentidos dos pets 

  • Interação física: faça carinhos suaves e permita que eles explorem diferentes texturas com as patas. Isso ajuda a desenvolver o tato; 
  • Brincadeiras: busque por brinquedos apropriados para filhotes, como bolas macias. A curto prazo, aumenta a coordenação motora e o acostuma nos exercícios físicos, importante para o crescimento saudável; 
  • Introdução a novos ambientes, cheiros e etc: novos ambientes, cheiros e sons, reduzirá o medo do desconhecido e o pet será capaz de adaptar-se mais facilmente às novidades; 
  • Estimulação auditiva: expor os filhotes a uma variedade de sons em volumes controlados, bem como música suave, ruídos domésticos e sons naturais, ajuda a desensibilizá-los a barulhos altos e inesperados no futuro. 

Socialização 

Faça com que o pet interaja com outros animais e outras pessoas. Essa socialização reduz a ansiedade, amplia a confiança e afasta os comportamentos problemáticos. 

Importância da socialização 

  • Com outros animais: primeiramente, a interação com outros animais, especialmente da mesma espécie, não pode ser negligenciada. Isso ensina aos filhotes habilidades, como leitura de linguagem corporal, limites e comportamentos de brincadeira, por exemplo. Ademais, supervisione os pets para garantir que a socialização seja positiva e segura; 
  • Com pessoas: quando crianças e adultos estão por perto, facilitará a percepção de que nenhum deles são ameaças; 
  • Estímulos externos: passeios de carro, visitas ao veterinário e ambientes externos. Todas essas ações serão benéficas, pois o animal estará menos suscetível a estresse em novas situações. 

Sinais de alerta e quando procurar ajuda veterinária 

Quando falamos em primeiros cuidados com pets recém-nascidos, não devemos nos esquecer de ter o contato dos veterinários sempre próximo. Mas esteja atento aos sinais de alerta, que irão evitar complicações graves. 

Monitoramento de saúde 

  • Falta de apetite: filhotes saudáveis têm um apetite vigoroso. Quando não se interessar pela comida, ligue o “sinal de alerta”, pois infecções ou problemas digestivos podem surgir; 
  • Diarreia: dentre outras coisas, a enfermidade pode ser, por exemplo: uma infecção, parasitas intestinais ou problemas alimentares. A diarreia persistente pode levar à desidratação rápida; 
  • Lentidão e fraqueza: filhotes são naturalmente ativos e curiosos. Lentidão, bem como fraqueza, devem ser monitoradas; 
  • Dificuldades respiratórias: respiração ofegante, tosse ou dificuldade para respirar são sinais de problemas respiratórios. Leve-o imediatamente para um veterinário; 
  • Vômito: vômito ocasional ocorre de tempos em tempos. Mas quando se torna constante, será um indicativo de problemas graves; 
  • Mudanças no comportamento: o estresse causa agressividade, medo extremo ou comportamento apático de maneira repentina. 

Finalmente, ao observar alguns dos sinais de alerta mencionados, saiba que o Hospital Veterinário abrange serviços específicos em inúmeras áreas. Mas em sua casa, mantenha um registro dos sintomas, incluindo a frequência e a duração, pois este auxílio é primordial no diagnóstico e tratamento. 

Resumo dos primeiros cuidados com pets recém-nascidos 

Toda essa lista de informações, desde a preparação de um ambiente seguro e confortável, passando pela alimentação, até a higiene, conta para o bem-estar desses animais. Monitore a saúde deles e esteja atento aos sinais de alerta, pois quanto antes os problemas forem diagnosticados, melhor. 

A equipe de profissionais do Grupo Hospital Veterinário está pronta para oferecer orientação e cuidados personalizados. Além disso, assegura que estes companheiros cresçam fortes e saudáveis. 

Então, agende uma consulta conosco hoje mesmo e os pets estarão em boas mãos, com cuidados de primeira qualidade desde os primeiros dias de vida.  

Leia também: Você conhece a Leishmaniose Canina? 

  

Leave A Comment