Se tem uma coisa que nenhum pai e mãe de pet escapa, é da tentação de comprar todos os brinquedos, roupinhas, utensílios e acessórios para pet que encontram por aí… Afinal, temos um instinto quase que biológico de agradar nossos peludinhos com um monte de coisas que eles não precisam de verdade e que vão deixar de lado nos primeiros cinco minutos de brincadeira.
E isso seria muito cômico, se não fosse a mais pura verdade! Já notou como eles parecem gostar muito mais de uma garrafa pet antiga, que encontraram no quintal, do que daquele brinquedo caríssimo que você comprou naquela loja chique do shopping? São em momentos assim que você pensa no quanto poderia ter economizado se tivesse encontrado aquela garrafa pet antes de fazer a compra!
Então por que não criar brinquedos para pets com o que você tem em casa e ainda economizar um bom dinheiro? Além de ser uma escolha sustentável, uma vez que você promove a reutilização de materiais e o consumo consciente, você pode direcionar essa verba extra para os cuidados com a saúde dos bichinhos e encontrar um novo hobbie: criar brinquedos e acessórios para os seus animais de estimação!
E não se preocupe! Se você não tem tanto tempo assim sobrando para investir em novos hobbies ou não tem ideia de por onde começar, trouxemos aqui dicas de itens muito rápidas e fáceis de fazer, com coisas que você já tem em casa. E quem sabe você até consegue incluir o pet nesse processo e transformar a criação dos brinquedos em brincadeira e tempo de qualidade em família?
Quer aprender como? Então confira nosso conteúdo até o final! Ah, e aproveite para deixar nos comentários outras ideias que você já colocou em prática e que deram super certo! Vamos lá?
Como criar brinquedos para pets: 5 itens super divertidos e fáceis de fazer em casa
O primeiro passo é conhecer bem o seu pet e saber exatamente como, quando e onde ele gosta de brincar. Afinal, nem todos os gatinhos gostam de brincar com novelos de lã e nem todos os cachorros curtem brincar de cabo de guerra. Isso porque cada peludinho tem sua própria personalidade, suas preferências, sua própria disposição e energia e, claro, o ambiente influencia muito.
Portanto, preste bastante atenção ao que chama a atenção do seu amiguinho!
Ele gosta de brincar com garrafas pet vazias? Arrastar seus tapetes pela casa? Desenrolar todo o papel higiênico do banheiro? Morder as lombadas dos seus livros ou coisas assim? Dentre as brincadeiras mais comuns, o que eles mais gostam de fazer?
Ah, e essa atenção e conhecimento sobre o comportamento dos pets não se limita às brincadeiras e brinquedos. Certo? Conhecer o comportamento dos seus animaizinhos também ajuda a identificar mudanças sem explicação e sinais de que há algo de errado com a sua saúde, seja física ou mental.
Portanto, essa observação serve para duas principais finalidades: não só garante que você esteja criando brinquedos que realmente despertem o interesse do seu pet, como também ajuda você a manter-se alerta para quaisquer sinais de desconforto ou problemas de saúde. Afinal, um pet ativo que repentinamente desiste de brincar, ou muda seus hábitos de forma drástica, pode estar passando por um momento complicado.
Vamos, então, explorar algumas ideias de brinquedos que você pode criar em casa, inspirados nos interesses e comportamentos que você observou?
1. Garrafa pet surpresa
Já pensou em como aquela garrafa pet que você vai descartar pode se transformar em um brinquedo estimulante e muito divertido para o seu pet? Primeiro, lave bem a garrafa para remover quaisquer resíduos ou odores. Isso porque alguns pets são mais sensíveis a sabores e cheiros e podem não se interessar pelo brinquedo por este motivo. Logo em seguida, coloque dentro da garrafa objetos que façam barulho, como grãos de arroz, pequenos sinos ou pedaços de petiscos secos.
Feche bem a tampa para garantir que seu pet não consiga abri-la! E muito cuidado aqui! Afinal, esse brinquedo contém itens muito pequenos que, caso escapem da garrafa, podem ser engolidos pelo seu animalzinho. Por isso, opte também por garrafas mais duras e que não quebram ou abrem com facilidade. Ah, e se seu pet tem uma mordida mais forte e você sabe que pode estragar rapidamente, coloque dentro da garrafa petiscos que ele pode comer caso caiam para fora.
Este brinquedo não só entretém seu animal com os sons intrigantes, mas também o estimula a mover e rolar a garrafa para tentar acessar os petiscos. Aqui podemos unir as atividades físicas (e queima de calorias) e um entretenimento, especialmente para pets que sofrem com ansiedade.
2. Corda caseira
Outra forma muito simples de criar brinquedos para pets, especialmente para os cachorros, é usar materiais reciclados para uma corda durável e resistente. Para isso, pegue camisetas velhas, toalhas ou qualquer tecido mais forte e que não esteja mais em uso. Corte-os em tiras largas e depois trance essas tiras firmemente, até formar um tipo de corda mais grossa.
Caso precise de uma corda mais robusta, uma ideia é utilizar as cordas menores e trançá-las entre si. Ou, caso o objetivo seja deixá-la mais comprida, atar apenas as pontas. Este brinquedo é ideal para jogos de puxar, como cabo de guerra!
Ah, e um ponto muito interessante e que pouca gente sabe: essa brincadeira é especialmente boa para a saúde dental dos cães, uma vez que ajuda a limpar os dentes enquanto eles se divertem.
3. Caixa de surpresas
Transforme uma simples caixa de papelão em um playground cheio de surpresas! Corte buracos de diferentes tamanhos em vários lados da caixa, suficientemente grandes para que seu pet possa espiar ou até enfiar a cabeça. Já dentro da caixa, coloque os brinquedos favoritos, bolas e petiscos.
Este brinquedo, por mais simples que seja, encoraja a curiosidade e o instinto investigativo do seu pet, além de ser uma excelente maneira de estimular o exercício físico e mental, especialmente em dias chuvosos ou quando você não pode sair de casa.
Ah, e é perfeito tanto para cães quanto para gatos!
4. Brinquedo congelado
Para um refresco no calor ou para aliviar o desconforto dos filhotes em fase de dentição, experimente criar um brinquedo congelado. Como assim? Bom, comece enchendo um recipiente resistente com água, adicione brinquedos pequenos, pedaços de fruta ou mesmo petiscos. Depois, é só colocar no congelador.
Espere algumas horas até que o bloco de gelo seja formado. Retire do congelador e, com cuidado, ofereça ao seu pet. Com certeza será uma fonte de longa diversão! Os pets poderão lamber, morder e tentar chegar aos “tesouros” congelados, o que ajuda a manter a hidratação e oferece uma brincadeira refrescante.
5. Varinha mágica
Essa é uma excelente opção para que você possa brincar com seu pet, especialmente gatos, ao invés de deixá-los brincando sozinhos. Para isso, é muito simples: amarre uma pena, um pequeno brinquedo ou uma bolinha na ponta de uma corda. Depois, prenda a outra extremidade em uma vara bem resistente.
Então movimente a varinha pelo ar ou arraste-a pelo chão para atrair a atenção do seu pet. Podemos apostar que ambos se divertirão muito, enquanto ele tenta alcançar o objeto fujão! Este brinquedo ajuda a desenvolver a coordenação motora e o instinto de caça do seu pet, o que é muito saudável para ele!
Gostou das nossas dicas de como criar brinquedos para pets? Então deixe depois nos comentários quais desses foram os brinquedos preferidos do seu peludinho e dicas de outros brinquedos que também podemos fazer com itens e acessórios que temos em casa!
Leia também: Dicas de treinamento básico para cães