Avada Car Dealer News

Você também já enfrentou aquele dilema sobre castrar ou não seu pet e se perguntou se essa era, de fato, a opção mais segura para o seu peludinho? Já se questionou sobre quais seriam os reais benefícios da castração de pets, tanto para a saúde do seu animal quanto para o seu bem-estar geral? Podemos apostar que, nesse meio tempo, muita gente conhecida fez questão de dar sua opinião sobre o assunto, não é? E provavelmente isso te deixou ainda mais confuso. Afinal, a castração de cães e gatos é um tópico repleto de mitos e verdades, e sabemos que tomar essa decisão pode ser um desafio para muitos tutores. 

Contudo, além de ser uma poderosa ferramenta no controle da superpopulação de animais (o que contribui para a redução no número de animais abandonados), a castração também oferece uma série de vantagens significativas para a saúde física e comportamental de seus companheiros de quatro patas. 

Se você ainda está com dúvidas ou quer entender melhor sobre as vantagens desse procedimento, confira neste conteúdo como a castração pode prevenir doenças, melhorar o comportamento e até mesmo prolongar a vida dos seus pets. Afinal, somos especialistas no assunto e temos como missão garantir a saúde e bem-estar do seu pet! Por isso, nosso objetivo é esclarecer todas as suas dúvidas e ajudá-lo a fazer uma escolha informada e consciente para o seu melhor amigo! 

Benefícios da castração em cães e gatos: tudo o que você precisa saber

Antes de tudo, precisamos entender o que é a castração, quais pets podem ser submetidos a esse procedimento e como funciona o processo de recuperação. Muitos tutores têm mais medo do que não conhecem do que da própria castração em si. Por isso, é válido começarmos afirmando que a castração de pets é muito segura e com riscos muito baixos, desde que realizada por um profissional capacitado e em um ambiente que ofereça a infraestrutura e tudo o que é necessário para garantir o bem-estar do animalzinho do começo ao fim. 

Há definições mais técnicas sobre a castração na literatura veterinária. Porém podemos simplificar ao dizer que a castração é um procedimento cirúrgico utilizado para esterilizar animais, como cães e gatos, impedindo-os de reproduzir. E como funciona? Durante esse procedimento são removidos os órgãos reprodutivos do pet. 

Enquanto nos machos isso significa a remoção dos testículos (orquiectomia), nas fêmeas geralmente envolve a remoção dos ovários e do útero (ovariohisterectomia). 

E não se preocupe! A qualidade de vida do pet não será comprometida após o procedimento. Na verdade, a tendência é que a qualidade de vida melhore bastante! Descreveremos abaixo os principais benefícios e as vantagens da castração para cães e gatos, mas precisamos lembrar que a decisão de castrar um animal de estimação deve ser discutida sempre com um veterinário. Afinal, só ele pode oferecer orientação sobre o melhor momento para realizar o procedimento, considerando a saúde, a idade e o estilo de vida do animal. 

Benefícios para a saúde dos pets

Cachorro correndo feliz por uma trilha em meio a vegetação

Além dos benefícios comportamentais (razão pela qual muitos tutores buscam a castração), uma das maiores vantagens desse procedimento é a prevenção contra as doenças mais comuns. Isso porque ao remover os órgãos reprodutivos, elimina-se a fonte de muitos hormônios que podem contribuir para o crescimento de tumores mamários e testiculares. Essa redução hormonal não apenas diminui o risco de câncer relacionado ao sistema reprodutivo, mas também afasta o risco de doenças como a piometra, uma infecção uterina grave que pode afetar fêmeas não castradas. 

Câncer de mama: a castração, especialmente em animais jovens (antes do primeiro cio), tem sido associada a uma redução significativa no risco de câncer de mama em fêmeas, que é uma das doenças mais comuns em cadelas e gatas não castradas. Estudos indicam que a castração antes do primeiro cio pode reduzir a probabilidade de câncer de mama para menos de 1%. A probabilidade aumenta se a castração ocorre após o primeiro ou segundo cio, destacando a importância da cirurgia. 

Câncer de útero e ovários: a remoção dos ovários e do útero elimina completamente o risco de câncer nesses órgãos, pois eles são retirados durante o procedimento de castração. Isso também previne a piometra, uma condição potencialmente fatal que afeta o útero de muitas fêmeas não castradas. 

Câncer de próstata: embora a castração não elimine totalmente o risco de câncer de próstata em cães, ela pode reduzir significativamente a probabilidade de hiperplasia prostática benigna (HPB) e outras doenças prostáticas, que são comuns em cães mais velhos e podem levar a problemas de saúde graves. 

Câncer de testículos: a remoção dos testículos através da castração impede completamente o risco de câncer testicular.. 

Benefícios para o comportamento dos pets

cão e gato deitados sobre uma coberta

Já ouviu falar que pets castrados costumam ser mais calmos, dóceis e comportados? Isso é a mais pura verdade! E o motivo é bem simples: a castração, ao eliminar necessidades reprodutivas e comportamentos indesejados, permite que os pets se concentrem mais na interação com seus tutores e no ambiente que os rodeia. Sem a constante busca por parceiros sexuais e a competição territorial (típica de animais não castrados), tanto cães quanto gatos tendem a mostrar um comportamento mais equilibrado e bem menos propenso a distúrbios comportamentais. 

Por exemplo: 

Marcação territorial: a marcação territorial com urina é um comportamento comum em cães e gatos não castrados. E lá vem aquele cheiro desagradável na casa toda. Esse comportamento é impulsionado pelo instinto de demarcar território com feromônios presentes na urina. A castração, por sua vez, reduz significativamente esse comportamento ao diminuir os níveis de hormônios sexuais que são o principal estímulo. 

Fugas: quem nunca lidou com um pet fujão? Os pets não castrados frequentemente sentem o impulso de sair em busca de parceiros sexuais, o que pode levar a fugas de casa. Essas escapadas aumentam o risco de acidentes, como atropelamentos, e de envolvimento em brigas com outros animais, por exemplo. Além de que, caso encontrem um parceiro, há também o risco da transmissão de doenças e gestações indesejadas. A castração elimina a motivação e mantém seus pets comportados dentro de casa. 

Agressividade: alguns animais podem exibir agressividade especialmente nas épocas de “reprodução” ou no que chamamos de pseudociese (gravidez psicológica). A castração pode atenuar esses comportamentos agressivos ao reduzir os níveis hormonais. 

Impacto social da castração

Na sua cidade, você já notou quantos “cães e gatos de rua” existem? Se sim, provavelmente você, assim como a gente, já pensou em adotar todos eles, certo? Porém, além desse desejo, surge uma preocupação ainda maior: por que existem tantos animais abandonados? E o que podemos fazer para evitar que esse número continue aumentando? 

A superpopulação de pets nas ruas vai além de uma realidade triste. É um verdadeiro desafio para a saúde pública. Isso acontece porque os animais sem lar não apenas enfrentam condições de vida difíceis, mas também podem se tornar vetores de doenças, afetando tanto outros animais quanto humanos. E uma das maneiras mais eficazes de lidar com esse problema é a castração. 

Agora, você pode estar se perguntando: “Ok, castrar é importante, mas como eu posso ajudar?” 

gatinho roçando na perna de seu tuto pedindo carinho

O primeiro passo é se conscientizar a respeito da importância da castração e dos benefícios tanto para a saúde dos pets, quanto para o bem-estar de toda a comunidade. Além disso, muitas ONGs e abrigos de animais realizam campanhas de castração a custos reduzidos ou gratuitos para ajudar a controlar a população de animais de rua, então você pode começar apoiando essa causa! 

Já no caso dos seus pets, se ainda não são castrados, considere conversar com um veterinário da sua confiança e entender quando é o momento ideal para a realização do procedimento. E lembre-se: a castração é um ato de amor e um investimento na saúde, bem-estar e longevidade do seu melhor amigo. 

Aqui no Hospital Veterinário e Clínica Anclivepa para Cães e Gatos, nós oferecemos serviços especializados de castração para assegurar que seu pet receba o cuidado que merece. Nossa equipe de veterinários experientes está pronta para fornecer orientação personalizada sobre o processo de castração. Desse modo, esclareceremos todas as suas dúvidas e garantiremos que tanto você quanto seu pet estejam confortáveis e seguros. 

Por fim, entendemos a importância de acessibilidade a esses procedimentos, por isso, trabalhamos para oferecer opções de castração a preços acessíveis, sem comprometer a qualidade do atendimento. 

  

Leia também: Acupuntura veterinária: benefícios e indicações

Leave A Comment